1. ESTUDOS SOBRE AS HABILIDADES SOCIAIS E A SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO NA AMAZÔNIA Coordenador: Fabio Biasotto Feitosa (UNIR/Rondônia) |
---|
Relações interpessoais no trabalho e a prevalência da depressão em servidores públicos federais. Leandro Aparecido Fonseca Missiatto* (FACIMED – Lattes), Fabio Biasotto Feitosa (UNIR/Rondônia). |
Saúde mental no trabalho de policiais militares: Uma investigação acerca do repertório de habilidades sociais em policiais militares do Estado de Rondônia. Marcia Francisca da Costa do Nascimento* (Polícia Militar do Estado de Rondônia – PMRO – Lattes), Fabio Biasotto Feitosa (UNIR/Rondônia). |
A influência do autoconhecimento nas relações interpessoais: um estudo no Exército Brasileiro na Amazônia. Erika Moreira Rangel (UNIR/Rondônia - Lattes) e Fabio Biasotto Feitosa (UNIR/Rondônia). |
2. AS HABILIDADES SOCIAIS E O USO DE MÍDIAS NO ENSINO, NA PESQUISA E NA PRÁTICA CLÍNICA Coordenadora: Janaína Bianca Barletta (UNIP/Brasília) |
---|
O uso de filmes no ensino das habilidades de comunicação, empatia e assertividade com estudantes de medicina. Janaína Bianca Barletta (UNIP/Brasília). |
Design de uma intervenção online para prevenção a violência pelo parceiro íntimo e promoção de habilidades de regulação emocional. Sheila Giardini Murta* (PPGPsiCC/UnB). |
Habilidades sociais e cinema: aspectos teórico-práticos para intervenção clínica com casais. Bruno Luiz Avelino Cardoso (UFMA). |
3. A CONTRIBUIÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS PARA A ADAPTAÇÃO DE ADULTOS A DEMANDAS SOCIAIS FAMILIARES E PROFISSIONAIS Coordenador: Fabio Biasotto Feitosa (UNIR/Rondônia) |
---|
Análise da função adaptativa das habilidades sociais pela teoria de estresse e coping de Richard Lazarus. Fabio Biasotto Feitosa (UNIR/Rondônia). |
Percepções de mães e pais sobre a influência das habilidades sociais na construção da relação coparental. Thaís Ramos de Carvalho* (UFSCar) e Elizabeth Joan Barham (PPGPsi/UFSCar). |
Habilidades sociais, gênero e jornada de trabalho na conciliação entre o trabalho e a família na contemporaneidade. Thaís Juliana Medeiros* (UFSCar) e Elizabeth Joan Barham (PPGPsi/UFSCar). |
4. HABILIDADES SOCIAIS ENQUANTO FERRAMENTAS PARA O MANEJO DE RELACIONAMENTOS FAMILIARES Coordenadora: Vanessa Santiago Ximenes (PPGPsi/UFSCar) |
---|
A importância das habilidades sociais para lidar com percepções de sobrecarga em cuidadores familiares. Leticia Isaac, Elizabeth J. Barham (PPGPsi/UFSCar). |
A influência das habilidades sociais sobre a obtenção de suporte social e familiar. Vanessa Santiago Ximenes (UFSCar), Elizabeth J. Barham (UFSCar) e Francine Nathalie Ferraresi Rodrigues Queluz (Universidade São Francisco). |
Habilidades sociais educativas de cuidadores e o repertório social de crianças sob acolhimento institucional: possíveis efeitos contextuais. Lívia Lira de Lima Guerra, (PPGPsi/UFSCar) e Zilda Del Prette (PPGPsi/UFSCar). |
A relação entre as habilidades sociais de pais (homens) e a qualidade do envolvimento paterno. Ligia de Santis (PPGPsi/UFSCar), Elizabeth J. Barham (UFSCar) e Lívia Lira de Lima Guerra (PPGPsi/UFSCar). |
5. AS RELAÇÕES ENTRE HABILIDADES SOCIAIS E O USO DE DROGAS EM DIFERENTES ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO Coordenador: Prof. Dr. Lucas Guimarães Cardoso de Sá (PPGPsi/UFMA) |
---|
Habilidades Sociais de adolescentes usuários de drogas lícitas e ilícitas em distintos padrões de consumo. Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu* (UFC) e Zilda Aparecida Pereira Del Prette (PPGPsi/UFSCar). |
Habilidades Sociais e esquemas iniciais desadaptativos na dependência química em adultos. Márcia Fortes Wagner* (IMED/Passo Fundo), Ana Carolina da Cunha Fortes (IMED/Passo Fundo), Vinícius Renato Thomé Ferreira e Cristina Pilla Della Méa (IMED/Passo Fundo). |
Análises sobre o repertório de habilidades sociais e de enfrentamento em idosos usuários de álcool e outras drogas. Lucas Guimarães Cardoso de Sá* (PPGPsi/UFMa), Júlia Milhomens de Sousa (UFMA) e Vanessa Maria da Silva Martins (UFMA). |
6. POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO EM HABILIDADES SOCIAIS NOS DIFERENTES NÍVEIS/MODALIDADES DA EDUCAÇÃO Coordenadora: Profa. Dra. Bárbara Carvalho Ferreira (UFVJM/ Diamantina) |
---|
A educação infantil como contexto propício para a promoção de habilidades sociais de professores e de crianças. Talita Pereira Dias (UNIFEV e PPGPsi/UFSCar). |
Educação Especial: Possibilidades de intervenção em habilidades sociais. Bárbara Carvalho Ferreira (UFVJM/ Diamantina). |
Contribuições do campo teórico-prático das habilidades sociais no ensino superior: possibilidades de formação interpessoal profissional. Daniele Carolina. Lopes (UNIP/Araraquara). |
7. HABILIDADES SOCIAIS E SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA E VULNERABILIDADE Coordenador: Bruno Luiz Avelino Cardoso (UFMA). |
---|
Habilidades sociais e satisfação conjugal de mulheres em situação de violência por parceiro íntimo. Bruno Cardoso (UFMA)*, Nazaré Costa (UFMA). |
Habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças em situação de acolhimento institucional. Lívia Lira (PPGPsi/UFSCar)*, Zilda Del Prette (PPGPsi/UFSCar). |
Bullying e habilidades sociais: o que as pesquisas mostram sobre essa relação. Camila Negreiros Comodo (PPGPsi/UFSCar). |
8. HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO Coordenadora: Joene Vieira dos Santos (PPGPsi/UFSCar). |
---|
Habilidades sociais educativas de professores da educação infantil: especificidades e sua relevância para a primeira infância. Talita Pereira Dias (UNIFEV e PPGPsi/UFSCar). |
Habilidades Sociais Educativas (HSE) de professores para o atendimento educacional especializado. Carolina Severino Lopes da Costa (PPGEEs/UFSCar). |
Habilidades Sociais Educativas (HSE) de professores do ensino fundamental: efeitos do treinamento de professores sobre o desenvolvimento infantil. Ivana Gisel Casali (PPGPsi/UFSCar). |
Habilidades Sociais Educativas (HSE) no Ensino Superior: perspectiva de professores e estudantes universitários. Joene Vieira-Santos (PPGPsi/UFSCar). |
9. O CAMPO DAS HABILIDADES SOCIAIS E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS, CONCEITUAIS E PRÁTICAS POSSÍVEIS Coordenadora: Talita Pereira Dias (UNIFEV e PPGPsi/UFSCar) |
---|
Habilidades sociais e análise do comportamento: Diálogos e convergências teóricas. Raquel Martins Sartori* (UNIFEV e PPGPsi/UFSCar) e Vanessa Santiago Ximenes (PPGPsi/UFSCar). |
Análise Funcional das classes de habilidades sociais. Camila Negreiros Comodo* (PPGPsi/UFSCar e ITCR/Campinas) e Talita Pereira Dias* (UNIFEV e PPGPsi/UFSCar). |
Habilidades Sociais na prática clínica de terapeutas comportamentais. Raquel Martins Sartori (UNIFEV e PPGPsi/UFSCar). |
10. HABILIDADES SOCIAIS, SUPORTE SOCIAL E ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AÇÕES EDUCATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE Coordenadora: Ivete de Aquino Freire* (UNIR/Rondônia). |
---|
A Teoria Social Cognitiva como estrutura de intervenção em saúde mental no modelo das habilidades sociais. Eduardo Sarmento de Rezende* (FIMCA) – Lattes. |
O suporte social como recurso de coping para pessoas em tratamento para transtornos por uso de substâncias: estratégias para conceitualização de caso. Iagê Lage Donato (UNIR/Rondônia) – Lattes. |
O suporte social e a saúde de estudantes universitários na Amazônia. Fabio Biasotto Feitosa* (UNIR/Rondônia), Ivete de Aquino Freire (UNIR/Rondônia) - Lattes. |
11. NOVAS EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS E CONSTRUTOS RELACIONADOS Coordenador: Prof. Dr. Lucas Guimarães Cardoso de Sá (PPGPsi/UFMA) |
---|
Habilidades sociais assertivas: Um estudo de validação de instrumento para amostra masculina e comparação entre gêneros. Catarina Malcher Teixeira* (UFMA) e Marcos Conceição da Silva (UFMA). |
Padrões de convergência e divergência e validade de critério do Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS). Lucas Cordeiro Freitas* (UFAL) e Zilda Aparecida Pereira Del Prette (PPGPsi/UFSCar). |
Adaptação transcultural do Test De Ansiedad Social (TAS-U) para universitários brasileiros. Hamanda Rabelo Bezerra Ferreira, Lucas Guimarães Cardoso de Sá* (PPGPsi/UFMA) e Valeria Estefanía Morán (Universidad Nacional de Córdoba/Argentina). |
12. HABILIDADES SOCIAIS E SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE NA ADOLESCÊNCIA: CONSUMO DE DROGAS, COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL E BULLYING Coordenadora: Profa. Dra. Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu (UFC) |
---|
Análise funcional dos episódios de bullying: considerações sobre as habilidades sociais de vítimas, autores e testemunhas. Profa. Dra. Camila Negreiros Comodo (PPGPsi/UFSCar e ITCR/Campinas). |
Habilidades sociais e comportamento antissocial. Profa. Dra. Fabiane Ferraz Silveira (UNITAU/Taubaté). |
Os programas de prevenção ao consumo de drogas entre adolescentes baseados no ensino de habilidades sociais: alguns questionamentos. Profa. Dra. Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu (UFC). |
13. HABILIDADES SOCIAIS EM CONTEXTOS ESCOLARES Coordenadora: Eliane Gerk (UCP/Petrópolis) |
---|
Especificidades da avaliação das habilidades sociais em diferentes populações. Eliane Gerk* (UCP/Petrópolis). |
Qualidade da interação familiar percebida por pré-escolares: construção de um instrumento. Pricila Mendonça* (UCP/Petrópolis). |
Avaliação das habilidades sociais educativas de professores de pessoas com transtorno do espectro autista. Cláudia Moura* (UCP/Petrópolis). |
14. CONTRIBUIÇÕES DO CAMPO DAS HABILIDADES SOCIAIS AO DESENVOLVIMENTO DE AGENTES EDUCACIONAIS Coordenadora: Fabiana Maris Versuti (FFCLRP/USP) |
---|
Construção e validação do roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas para professores (RE-HSE-PR). Alessandra Bolsoni Silva* (UNESP/Bauru), Edna Maria Marturano (FFCL/RP) e Sonia Regina Loureiro (FFCLRP/USP). |
Caracterização de habilidades sociais educativas parentais e comportamentos os filhos. Luciana Carla Elias* (FFCLRP/USP) e Lígia Fernandes Schiavon (FFCLRP/USP). |
Formação de professores de ciências e habilidades sociais. Fabiana Maris Versuti* (FFCLRP/USP) e Adrielly Domiciano dos Reis (FFCLRP/USP). |