Quiterio, P. L. & Nunes, L. R. D’O. P. (2017). Formação de professores em habilidades sociais educativas e inclusivas: Guia prático. São Paulo: Memnon.

A maioria dos problemas sociais envolve uma quebra na comunicação, na interação e na cooperação entre pessoas, raças, etnias, classes ou entre grupos no trabalho. Este é um dos ensinamentos-chave do psicólogo social Michael Argyle, cuja obra fundamentou os estudos acerca das Habilidades Sociais, tema por excelência deste livro. O termo Habilidades Sociais refere-se à noção de existência de diferentes classes de comportamentos sociais no repertório do indivíduo para lidar com as demandas das situações interpessoais ensinam Del Prette e Del Prette (2007), referências nacionais nesta área de conhecimento.

Este livro trata da formação de professores em Habilidades Sociais Educativas, considerando-os como elementos críticos na aprendizagem e no desenvolvimento de seus alunos, em especial daqueles com deficiência. Assim, a presente obra destina-se a psicólogos, pedagogos, professores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais que atuam com formação inicial e continuada e a todos os interessados nas relações interpessoais e na educação / sociedade inclusiva.

SUMÁRIO
PREFÁCIO POR ZILDA DEL PRETTE
PARTE I – REFERENCIAL TEÓRICO
1. Avaliação das Habilidades Sociais
2. Treinamento em Habilidades Sociais
3. Educação Especial e Habilidades Sociais
4. Habilidades Sociais do futuro professor

PARTE II - DESCRIÇÃO DAS AULAS DO PROGRAMA DE HABILIDADES SOCIAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Aula 1 - Programa do curso
Aula 2 - Avaliação diagnóstica: pré-teste
Aula 3 - Conceitos básicos na área de HS
Aula 4 - Subclasses de HS (parte 1)
Aula 5 - Subclasses de HS (parte 2)
Aula 6 - Avaliação em HS
Aula 7 - Relação entre HS e Habilidades Sociais Educativas
Aula 8 - Programas de Treinamento em HS
Aula 9 - HS e deficiências sensoriais
Aula 10 - HS e deficiência intelectual
Aula 11 - HS e Transtornos do Espectro do Autismo
Aula 12 - HS e Deficiência Física
Aula 13 - Apresentação dos instrumentos – avaliação multimodal
Aulas 14 - 17 - Avaliação Multimodal – escola
Aulas 18 – 21 - Elaboração de recursos para o PPHS com recursos da CA
Aula 22 - Encerramento do curso: pós-teste
SUGESTÕES DE LIVROS
REFERÊNCIAS
APENDICES

Nota: Este manual engloba diversas apresentações de slides que fazem parte do seu conteúdo e que estão disponíveis para download em formato PDF com senha no sítio www.memnon.com.br, na página de descrição da versão impressa deste produto.