Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2017). Habilidades Sociais: Intervenções efetivas em grupo. São Paulo: Pearson (3ª. Ed., 1ª. em 2011).

Trata-se da reedição do primeiro manual teórico-prático publicado no Brasil sobre programas grupais de promoção de habilidades sociais. Todos os relatos de atendimento produziram evidências de efetividade produzidas por meio de estudos experimentais e quase experimentais.

O livro está organizado em duas partes. A primeira parte aborda as bases conceituais dos programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS), os diferentes modelos de aplicação de programas de habilidades sociais e questões subjacentes à efetividade e aos desafios de sua disseminação à sociedade. Na segunda parte do livro são detalhados os objetivos, estrutura, procedimentos e estratégias adotados em seis programas de THS, conduzidos em formato grupal e utilizando o método vivencial.

Os vários capítulos respondem a perguntas relevantes para a prática psicológica:
• O que é programa de Treinamento de Habilidades Sociais (THS)?
• Quais os modelos e enfoques conceituais do THS em grupo?
• O que são Práticas Psicológicas Baseadas em Evidências (PPBE)?
• Os programas de THS podem ser considerados como PPBE?
• Quais as características dos programas efetivos de THS (procedimentos, estratégias, contextos)?
• Quais as principais dificuldades na disseminação desses programas?
• Qual a importância de protocolos e manuais de intervenção em THS?
• Qual o papel do profissional e do pesquisador na consolidação e na difusão dos programas grupais efetivos de THS?

Este livro é direcionado a psicólogos e estudantes de psicologia e, também, a todos os profissionais de saúde e educação. Trata-se, portanto, de um manual para a condução de programas de promoção de habilidades sociais, com aplicações à clínica, educação, trabalho e comunidade. A ideia de manual de divulgação é a de que os programas terapêuticos, com eficácia testada em ambientes aplicados, deveriam constituir a opção preferencial para a prática profissional em situações similares. Mesmo sendo orientado para o uso como manual, enfatiza-se a possibilidade de adaptações de modo a atender às características da clientela atendida pelo profissional. Defende-se que manuais e protocolos de intervenção sejam utilizados de forma flexível e adaptável às condições dos participantes.

SUMÁRIO
Prefácio
PARTE I – BASE CONCEITUAL, MODELOS, EFETIVIDADE E DISSEMINAÇÃO
1. Enfoques e modelos do treinamento de habilidades sociais - Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette)
2. Práticas baseadas em evidência e programas de habilidades sociais - Zilda A. P. Del Prette & Almir Del Prette
3. Aproximando ciência e comunidade: Difusão de programas de habilidades sociais baseados em evidências - Sheila Giardini Murta
PARTE II – PROGRAMAS COM EVIDÊNCIAS DE EFETIVIDADE
4. Programa de promoção da empatia para graduandos em enfermagem - Celia Caldeira Fonseca Kestenberg e Eliane Mary de Oliveira Falcone
5. Programa Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (PMHSC) - Daniele Carolina Lopes e Zilda Aparecida Pereira Del Prette
6. Programa vivencial versus instrucional de habilidades sociais: Impacto sobre a autoeficácia de universitários - Fabián Orlando Olaz, Leonardo Adrian Medrano e Leonardo Adrian Medrano
7. Programa de habilidades sociais profissionais para pessoas com deficiência física desempregadas -Camila de Sousa Pereira e Almir Del Prette
8. Programa de habilidades sociais assertivas para idosos - Ana Carolina Braz e Zilda A. P. Del Prette
9. Programa de habilidades sociais educativas com mães de crianças com déficit de atenção e hiperatividade - Margarette Matesco Rocha, Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette