Soares, A. B. Mourão, L. & da Motta, M. M. E. P. (Orgs), (2016). O estudante universitário brasileiro: características cognitivas, habilidades relacionais e transição para o mercado de trabalho. Curitiba: Appris.

O livro apresenta o estudante universitário em três dimensões diferentes: a cognitiva, a relacional e na transição para o mercado de trabalho. A perspectiva relacional, segunda parte do livro, apresenta sete capítulos que em grande parte abrange o tema do evento as habilidades sociais e tem como autores oito membros do GT relações interpessoais e competência social que promove o Seminário. A segunda parte do livro trata especialmente das competências relacionais dos estudantes universitários abordando temas diversos que vão desde o que pensam os estudantes sobre a Universidade a estudos mais específicos sobre seu desenvolvimento na gradução e aderência a instituição, como na prática profissional durante o estágio, quando com dificuldades no que diz respeito ao ensino e em situações adversas como nos casos de ingestão de álcool. As competências relacionais são fruto do desenvolvimento de comportamentos socialmente habilidosos que em função do contexto podem ser avaliadas como competentes. A competência social na Universidade tem se mostrado associada ao desempenho dos alunos no que diz respeito a um melhor aproveitamento acadêmico e a uma melhor adaptação a Universidade evidenciando sua importância no ensino e na formação profissional do aluno. Portanto, estudos e pequisas sobre o comportamento interpessoal e relacional são cruciais para o aprimoramento do ambiente universitário para que o estudante possa se desenvolver plenamente durante esta etapa de sua vida.