Rezende, E. S. & Feitosa, F. B. (2016). Suporte familiar e desenvolvimento sociocognitivo da criança. São Paulo: Paco Editorial.

Trata-se de um livro da área da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem inspirado na teoria social cognitiva de Albert Bandura, que oferece ao leitor uma descrição de alguns dos principais conceitos dessa teoria, incluindo conceitos metodológicos do fazer pesquisa pela lógica do determinismo recíproco – uma forma de lidar com a complexidade do comportamento humano. Além disso, a teoria social cognitiva foi empregada com muito sucesso para o estudo do autoconceito infantil, o que faz esta obra estar entre as pioneiras, uma vez que a dimensão cognitiva mais estudada pelos pesquisadores nessa linha de trabalho tem sido a autoeficácia e não o autoconceito. A obra apresenta resultados sobre o papel da família no processo educativo formador do autoconceito positivo que, sabidamente, está associado à percepção de bem-estar e ao sucesso escolar de crianças. Para tanto, indica a importância do suporte familiar e das habilidades sociais nesse processo formador do autoconceito.

Sumário:
Capítulo 1: Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura;
Capítulo 2: O Construto do Autoconceito;
Capítulo 3: A Pesquisa Realizada;
Capítulo 4: Resultados da Pesquisa;
Capítulo 5: Discussão Teórica.