MR01. PROGRAMAS DE HABILIDADES SOCIOCOGNITIVAS (ARGENTINA), DE COMBATE AO BULLYING (EUA) E DE HABILIDADES SOCIAIS (BRASIL): CONVERGÊNCIAS E PARTICULARIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR – Proponente: Zilda A. P. Del Prette (Universidade Federal de São Carlos)

1.1 SOLUÇÃO DE PROBLEMAS INTERPERSSOAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: DESENVOLVIMENTO DE PAUTAS PARA LA AUTORREGULAÇÃO – Mirta Susana Ison (INCIHUSA-CONICET, CCT Mendoza e Facultad de Psicología – Universidad del Aconcagua. Mendoza)

1.2. A NECESSIDADE DE PROGRAMAS DE PREVENÇÃO ESPECÍFICOS PARA BULLYING NAS ESCOLAS DE HOJE – Julie A Hubbard (Universidade de Delaware, EUA)

1.3 HABILIDADES SOCIAIS EM CONTEXTO ESCOLAR: ESTUDOS E PERSPECTIVAS NO BRASIL. Zilda A. P. Del Prette (Universidade Federal de São Carlos, SP

MR02. HABILIDADES SOCIAIS E USO DE DROGAS: DA PREVENÇÃO À INTERVENÇÃO – Proponente: Jéssica Limberger (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS)

2.1 HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS E PREVENÇÃO PARA O USO DE DROGAS – Mariana Souza da Silva Squefi, Vanessa Trintin Rodrigues, Ilana Andretta (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS)

2.2 O PAPEL DE PROGRAMAS DE HABILIDADES SOCIAIS NA PREVENÇÃO PRIMÁRIA DO USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA – Jaluza Aimèe Schneider, Ilana Andretta (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS)

2.3 TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM USUÁRIOS DE DROGAS: DADOS DE PERSPECTIVAS – Jéssica Limberger (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS)

MR03. PESQUISA E ENSINO DE HABILIDADES SOCIAIS NA ÁREA ACADÊMICA DA SAÚDE – Proponente: Izabela Almeida Querido (Universidade Federal de Goiás)

3.1 ESTRESSE, PERSONALIDADE E HABILIDADES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE MEDICINA NO INTERNATO – Izabela Almeida Querido Alessandra Vitorino Naghettini Mara Rúbia de Camargo Alves Orsini, José Maria Montiel (Universidade Federal de Goiás)

3.2 O IMPACTO DA DISCIPLINA PSICOLOGIA MÉDICA NO DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA NOS ESTUDANTES DE MEDICINA – Janaína Bianca Barletta (Faculdades Integradas da União do Planalto Central- FACIPLAC/Gama-DF e Universidade Paulista – UNIP/DF).

3.3 HABILIDADES SOCIAIS DE MÃES DE CRIANÇAS COM RESISTÊNCIA AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO – Daniella Miranda Remijo, Guilherme Nogueira, Luciane Ribeiro de Resende Sucasas da Costa (UFG, Goiânia, GO)

MR04.  HABILIDADES SOCIAIS DE POPULAÇÕES VULNERÁVEIS: INVESTIGANDO FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO – Proponente: Ana Carolina Braz (Universidade Federal de São Carlos).

4.1 RELAÇÕES INTERPESSOAIS E HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES DE CONTEXTOS SOCIAIS VULNERÁVEIS –Vanessa Barbosa Romera Leme (Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Salgado de Oliveira), Luana de Mendonça Fernandes, Neidiany Vieira Jovarini e Ana Maria El Achkar (Universidade Salgado de Oliveira).

4.2 ASSERTIVIDADE: ESCALA MULTIDIMENSIONAL E CARACTERIZAÇÃO DO REPERTÓRIO DE MULHERES INSERIDAS NO MERCADO DE TRABALHO – Catarina Malcher Teixeira (Universidade Federal do Maranhão, MA) e Zilda A. P. Del Prette (Universidade Federal de São Carlos).

4.3 REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS EM IDOSOS: UMA DELICADA RELAÇÃO COM QUALIDADE DE VIDA E SOLIDARIEDADE FAMILIAR – Ana Carolina Braz (Universidade Federal de São Carlos), Anne Marie V. G. Fontaine (Universidade do Porto), Zilda A. P. Del Prette (Universidade Federal de São Carlos)

MR05. A EMPATIA NO CENTRO DAS DISCUSSÕES SOBRE VIOLÊNCIA NO NAMORO, PRECONCEITO E BULLYING – Proponente: Karine Brito dos Santos (Universidade de Brasilia)

5.1. A EMPATIA COMO FATOR DE PROTEÇÃO À VIOLÊNCIA NO NAMORO: UMA INTERVENÇÃOBASEADA NOS PARES E NA ABORDAGEM DO ESPECTADOR – Karine Brito dos Santos e  Sheila Giardini Murta (Universidade de Brasília)

5.2. TOMADA DE PERSPECTIVA E REDUÇÃO  DE  PRECONCEITO : O PAPEL MEDIADOR DA EMPATIA – Tânia Maria Santana de Rose (Universidade Federal de São Carlos) e Sheila Giardini Murta (Universidade de Brasília)

5.3. BULLYING E EMPATIA: O QUE AS PESQUISAS MOSTRAM SOBRE ESSA RELAÇÃO? Camila Negreiros Comodo e Almir Del Prette (Universidade Federal de São Carlos).

MR06.TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS COMO CONDIÇÃO FAVORECEDORA PARA O CONTROLE DE COMPORTAMENTOS-PROBLEMA COORDENADORA – – Proponente: Gina Nolêto Bueno, Lohanna Nolêto Bueno (Pontifícia Universidade Católica de Goiás)

6.1 A EFICÁCIA DO ENSINO DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE APRENDIZAGEM NA MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTOS-PROBLEMA – Lohanna Nolêto Bueno e Kássia Chalon Águes (Pontifícia Universidade Católica de Goiás)

6.2 EDUCAÇÃO SOBRE OS TRÊS ESTILOS DE RESPOSTA SOCIAL PARA MODIFICAÇÃO DE REPERTÓRIOS NAS RELAÇÕES SOCIAIS – Maíra Ribeiro Magri, Sarah Danielle Pereira Fontes e Larissa Andrade Bento (Pontifícia Universidade Católica de Goiás)

6.3 TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA CONTROLE DE COMPORTAMENTOS COMPLEXOS – ESQUIZOFRENIA – Gina Nolêto Bueno, Janaína Gomes de Souza e Nelson Alves do Nascimento (Pontifícia Universidade Católica de Goiás)

MR07. HISTÓRIAS INFANTIS E O DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIO PRÓ-SOCIAL E HABILIDADES SOCIAIS – Proponente: Elaine Cristina Gardinal Pizato (Faculdades Integradas de Jahu, Jaú-SP)

7.1 HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA: AS FÁBULAS COMO RECURSOS PARA A AÇÃO EDUCATIVA DOS PAIS – Elaine Cristina Gardinal Pizato (Faculdades Integradas de Jahu, Jaú-SP) Zilda A. P. Del Prette (Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR)

7.2 HABILIDADES SOCIAIS E ASSERTIVIDADE: UMA ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS DA PERSONAGEM EMÍLIA DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO – Fabiane Ferraz Silveira Fogaça, Camila Negreiros Comodo e Zilda Aparecida Pereira Del Prette (UFSCar)

7.3 O BRINCAR COM HISTÓRIAS INFANTIS: UMA CUNHA COMPORTAMENTAL PARA A AQUISIÇÃO DE COMPORTAMENTOS PROSSOCIAIS – Raquel Ramos Ávila (Universidade Católica de Brasília, UCB)  

MR08. MANEJO DE CONTINGÊNCIAS NA PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CONTEXTO CLÍNICO – Proponente: Camila Negreiros Comodo (Universidade Federal de São Carlos)

8.1 ESTUDO DE CASO: COMO DESENVOLVER HABILIDADES SOCIAIS EM UMA CRIANÇA COM DÉFICIT NO REPERTÓRIO SOCIAL – Camila Negreiros Comodo (Universidade Federal de São Carlos)

8.2 HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS, PRÁTICAS EDUCATIVAS MATERNAS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DE ADOLESCENTE: UM ESTUDO DE CASO ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL – Josiane Rosa Campos (UNESP-Bauru)

8.3 HABILIDADES SOCIAIS ASSERTIVAS E EMPÁTICAS COMO FERRAMENTAS DE MUDANÇA COMPORTAMENTAL EM UM CASO CLÍNICO DE DISFUNÇÃO SEXUAL ERÉTIL – Catarina Malcher Teixeira (Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal de São Carlos) 

MR09. PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM DIFERENTES POPULAÇÕES – Proponente: Marcia Fortes Wagner (Faculdade Meridional, IMED, Passo Fundo/RS)

9.1 RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROGRAMA DE HABILIDADES SOCIAIS EM GRUPOS PARA ADULTOS – Neiva Tein de Souza, Francine Gonçalves (Instituto de Terapias Cognitivo- Comportamentais – InTCC e Centro de Desenvolvimento de Habilidades Sociais – CEDHAS)

9.2 DÉFICIT DE HABILIDADES SOCIAIS EM ADOLESCENTES VÍTIMAS DE BULLYING – Francine Guimarães Gonçalves (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS)

9.3 AVALIAÇÃO E PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS EM INTERVENÇÕES GRUPAIS BREVES – Marcia Fortes Wagner (Faculdade Meridional – IMED)

MR10. A PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS E AS HABILIDADES DE VIDA: A EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE INTERVENÇÕES EM POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL E COLÔMBIA – Proponente: Samia Abreu Oliveira (Ministério da Saúde)

10.1 A EXPERIÊNCIA DA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL – Maria Inês Gandolfo Conceição (Universidade de Brasília)

10.2 OS PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO DA CORPORAÇÃO: NOVOS RUMOS – Augusto Pérez Gómez

10.3 PROGRAMAS DE PREVENÇÃO DO USO DE DRIGAS, UTILIZANDO TREINAMENTO DE HABILIDADE DE VIDA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS – Samia Abreu Oliveira, Michaela Batalha Juhásová, Janaina Barreto Gonçalves, Viviane Paula Rocha, Karen Costa Oliva, Flora Moura Lorenzo, Clarisse Moreira Aló, Roberto Tykanori KinoshitA

MR11. DEPRESSÃO E SUÍCIDIO NA ADOLESCÊNCIA: POLITICAS PÚBLICAS E HABILIDADES SOCIAIS – Proponente: Josiane Rosa Campos (Universidade Estadual Paulista, UNESP-Bauru)

11.1 PLANO DISTRITAL DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO: UMA ESTRATÉGIA TRANSVERSAL NO CUIDADO COM A VIDA – Beatriz Montenegro (SES-DF) Júlia Camarotti (SES-DF) Marcelo Tavares (UnB) Silvia Lordello (UnB)

11.2 E DEPOIS DO SUICÍDIO? A PÓS-VENÇÃO E SUAS POTENCIALIDADES DE PREVENÇÃO E HABILIDADES SOCIAIS ASSOCIADAS – Silvia Renata Lordello, Marcelo Tavares (Universidade de Brasília- UnB), Beatriz Montenegro (Secretaria de Estado da Saúde – SES-DF

11.3 HABILIDADES SOCIAIS E VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS DE ADOLESCENTES DEPRIMIDOS: QUAIS SÃO IMPORTANTES? – Josiane Rosa Campos (Universidade Estadual Paulista, UNESP-Bauru).

MR012. A AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS EM DIFERENTES ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO – Proponente: Lucas Cordeiro de Freitas (Universidade Federal de Alagoas – UFAL).

12.1 HABILIADES SOCIAIS, PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E COMPETENCIA ACADÊMICA EM CRIANÇAS: ESTUDO MULTICÊNTRICO EM CINCO ESTADOS BRASILEIROS – Lucas Cordeiro de Freitas (Universidade Federal de Alagoas – UFAL); Zilda A. P. Del Prette (Universidade Federal de São Carlos – UFScar).

12.2 CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: HABILIDADES SOCIAIS DE UNIVERSITÁRIOS DE CURSOS DE ENGENHARIA – Daniele Carolina Lopes (Universidade Federal de São Carlos – UFScar).

12.3 ENVELHECIMENTO E HABILIDADES SOCIAIS: COMO AVALIAR? – Ana Carolina Braz (Universidade Federal de São Carlos – UFScar); Zilda A. P. Del Prette (Universidade Federal de São Carlos – UFScar); Anne Marie Fontaine (Universidade do Porto) e Almir Del Prette (Universidade Federal de São Carlos – UFScar).