SIMP01. HABILIDADES SOCIAIS PROFISSIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – Proponente: Elvira Aparecida Simões de Araujo (Universidade de Taubaté)

1.1 EDUCAÇÃO CORPORATIVA E HABILIDADES SOCIAIS PROFISSIONAIS: EXISTE RELAÇÃO? – Denise Dascanio (Universidade Paulista – UNIP, Bauru, São Paulo)

1.2 PROGRAMA DE HABILIDADES SOCIAIS PROFISSIONAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: UMA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS – Camila de Sousa Pereira-Guizzo (Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, Bahia) Almir Del Prette (Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo)

1.3 TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA O MUNDO DO TRABALHO – Elvira Aparecida Simões de Araujo, Marilsa de Sá Rodrigues e Maria Júlia Ferreira Xavier Ribeiro (Universidade de Taubaté, Taubaté, São Paulo)

SIMP02. APRENDIZAGEM ACADÊMICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL: IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL – Proponente: Elaine Cristina Gardinal Pizato (Faculdades Integradas de Jahu, Jaú-SP)

2.1 DESEMPENHO ACADÊMICO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIAIS DE RESPONSABILIDADE/COOPERAÇÃO – Elaine Cristina GardinalPizato (Faculdades Integradas de Jahu, Jaú-SP), Edna Maria Marturano (Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP) e Anne Marie Fontaine (Universidade do Porto, Porto-Portugal).

2.2 HABILIDADES SOCIAIS COMO PREDITORAS PARA PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS EM ESCOLARES Ivana Gisel Casali-Robalinho (Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho-SP) e Zilda A. P. Del Prette (Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP)

2.3 ASSOCIAÇÃO ENTRE HABILIDADES SOCIAIS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM ALUNOS DE SÉTIMO ANO PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) – Fabiana Maris Versuti-Stoque (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo- SP)

SIMP03. DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIAIS PARA A ÁREA DA SAÚDE: ENSINO, PESQUISA E PRÁTICA – Proponente: Karina Pereira Lima (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP-USP).

3.1 CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DAS HABILIDADES SOCIAIS NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA – Janaína Bianca Barletta (Faculdades Integradas da União do Planalto Central – FACIPLAC/Gama-DF e Universidade Paulista-UNIP/DF) Marcelo de Souza Gennari (Curso de Medicina, Faculdades Integradas da União do Planalto Central, Gama/DF) Sheila Giardini Murta (Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília/DF)

3.2 HABILIDADES SOCIAIS DE RESIDENTES MÉDICOS: ASSOCIAÇÕES COM BURNOUT E SAÚDE MENTAL – Karina Pereira e Sonia Regina Loureiro (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP-USP)

3.3 APOIO SOCIAL E HABILIDADES SOCIAIS DOS PACIENTES COM CÂNCER – Juciléia Rezende Souza (Hospital Universitário de Brasília – HUB; Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento – IBAC)

SIMP04. HABILIDADES SOCIAIS E COMPETÊNCIA SOCIAL DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE – Proponente: Vanessa Barbosa Romera Leme (Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Salgado de Oliveira)

4.1 – HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES VÍTIMAS E AUTORES DE BULLYING – Camila Negreiros Comodo (Universidade Federal de São Carlos) Almir Del Prette (Universidade Federal de São Carlos).

4.2 – HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO OU ENVOLVIDOS EM CONDUTA INFRACIONAL – Fabiane Ferraz Silveira Fogaça (Universidade Federal de São Carlos) e Almir Del Prette (Universidade Federal de São Carlos).

4.3 – PROGRAMA DE HABILIDADES SOCIAIS PARA ADOLESCENTES DE CONTEXTOS SOCIAIS VULNERÁVEIS – Vanessa Barbosa Romera Leme (Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Salgado de Oliveira)

  1. HABILIDADES SOCIAIS E INTERVENÇÕES NA ÁREA CLÍNICA – Proponente: Josiane Rosa Campos (UNESP, Bauru, SP)

5.1 DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO – Josiane Rosa Campos e Alessandra Turini Bolsoni-Silva (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP- Bauru)

5.2 TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NA FOBIA SOCIAL – Marcia Fortes Wagner (Faculdade Meridional, IMED, Passo Fundo, RS)

5.3 TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA USUÁRIOS DE CRACK – Ilana Andretta (Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica – Unisinos – RS)

SIMP06. INTERVENÇÕES CLÍNICAS E PSICOEDUCACIONAIS NO CAMPO DAS HABILIDADES SOCIAIS – Proponente: Fabiane Ferraz Silveira Fogaça (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar)

6.1 TERAPIA COGNITIVA: A TÉCNICA PENSE SAUDÁVEL E O TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS – Lia Silvia Kunzler (Universidade de Brasília)

6.2 Psicologia Clínica Comportamental e Habilidades Sociais: Experiências de intervenção do LADS- UNESP-Bauru – Alessandra Turini Bolsoni-Silva (Unesp-Bauru) Fabiane Ferraz Silveira Fogaça (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar)

6.3 TREINO DE HABILIDADES CLÍNICAS PARA ATENDIMENTO DE CRIANÇAS ANSIOSAS – Fabiana Gauy (Instituto de Psicologia – UnB)

SIMP07. AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS DE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL – Proponente: Luciana Carla dos Santos Elias (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- SP)

7.1 HABILIDADES DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS INTERPESSOAIS: INTERVENÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR – Luciana Carla dos Santos Elias (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- SP), Vanessa Barbosa Romera Leme (Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Salgado de Oliveira) e Andréa Regina Rosin Pinola (Estácio UniSEB – Ribeirão Preto).

7.2 O IMPACTO DE RECURSOS PESSOAIS E CONTEXTUAIS NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS NA TRANSIÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO – Vanessa Barbosa Romera Leme (Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Salgado de Oliveira) e Luana de Mendonça Fernandes (Universidade Salgado de Oliveira)

7.3 HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS JUNTO A PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS – Dra Andréa Regina Rosin Pinola (Estácio UniSEB- Ribeirão Preto)

SIMP08. HABILIDADES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL – Proponente: Maria Luiza Pontes de França Freitas (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

8.1 ANÁLISE DE ESTUDOS SOBRE HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL – Bárbara Carvalho Ferreira (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Campus Diamantina)

8.2 DOTAÇÃO E TALENTO: DOMÍNIO SOCIOAFETIVO E AS HABILIDADES – Maria Luiza P. de França-Freitas (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

8.3 PROGRAMA DE PROMOÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS DE ALUNOS NÃO FALANTES TENDO COMO INTERLOCUTORES GRADUANDAS EM PEDAGOGIA – Patricia Lorena Quiterio (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ)

SIMP09. HABILIDADES SOCIAIS EM USUÁRIOS DE DROGAS: AVALIAÇÃO EM HOMENS, MULHERES E ADOLESCENTES – Proponente: Jaluza Aimèe Schneider (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS)

9.1 AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO DEFICITÁRIO DE HABILIDADES SOCIAIS EM ADOLESCENTES DEPENDENTES DE MACONHA – Marcia Fortes Wagner (Faculdade Meridional, IMED, Passo Fundo/RS) Margareth da Silva Oliveira (Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre/RS)

9.2 AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS DE MULHERES USUÁRIAS DE DROGAS EM TRATAMENTO ESPECIALIZADO – Jéssica Limberger e Ilana Andretta (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS)

9.3 AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS EM HOMENS USUÁRIOS DE DROGAS – Jaluza Aimèe Schneider (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS)

SIMP10. HABILIDADES SOCIAIS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E ADAPTAÇÃO CULTURAL – Proponente: Márcia Helena da Silva Melo (Universidade de São Paulo)

10.1 DA PESQUISA PARA O MUNDO REAL: A TRANSPORTABILIDADE DE INTERVENÇÕES PREVENTIVAS – Márcia Helena da Silva Melo (Universidade de São Paulo)

10.2 LA IMPLEMENTACIÓN DE COMUNIDADES QUE SE CUIDAN EN COLOMBIA – Juliana Mejía-Trujillo (T. S. Corporación Nuevos Rumbos Colombia)

10.3 DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NO NÚCLEO FAMILIAR: ADAPTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS – Viviane Paula Rocha, Joamara Motta Borges, Mariana Russo Voydeville Damasceno, Marina de Souza Pedralho, Raquel Turci Pedroso, Samia Abreu Oliveira, Michaela Batalha Juhasova, Janaína Barreto Gonçalves, Roberto Tykanori Kinoshita (Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas Ministério da Saúde)

SIMP11: CONTRIBUIÇÕES DO CAMPO TEÓRICO-PRÁTICO DAS HABILIDADES SOCIAIS PARA COMPREENSÃO DO UNIVERSO FEMININO. Proponente – Catarina Malcher Teixeira

11.1 CULTURA, CONTROLE SOCIAL E FEMINISMO: O OLHAR DAS HABILIDADES SOCIAIS – Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette (Universidade Federal de São Carlos, SP)

11.2 PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DO INVENTÁRIO DE HABILIDADES ASSERTIVAS (IHA) PARA MULHERES INSERIDAS NO MERCADO DE TRABALHO – Catarina Malcher Teixeira (Universidade Federal do Maranhão) e Zilda A. P. Del Prette (Universidade Federal de São Carlos)

11.3 HABILIDADES SOCIAIS, ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE DE MULHERES ADULTAS EM SITUAÇÃO DE DEPENDÊNCIA AFETIVA E/OU ECONÔMICA NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA BASEADA NO GÊNERO – Silvia Canaan (Universidade Federal do Pará, PA)